sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Na faculdade: Volta as aulas!!!














Quem me segue nas redes sociais ou acompanha o blog já a algum tempo, sabe que eu estou no segundo ano de direito e gosto sempre de fazer alguma postagem contando sobre alguma informação que eu achei bacana ou um artigo que escrevi sobre algum tema interessante. A postagem de hoje é sobre o que a faculdade de Direito representa na minha vida em particular, e como eu faço pra levar este cotidiano corrido sem cair na monotonia.

O curso de Direito ao meu ponto é um dos cursos mais fechados e conservadores ainda nos dias de hoje. Principalmente se você é mulher, recém saída do ensino médio e louca por fofurisses.Uma das maneiras que eu encontrei para driblar as adversidades como a subestimação de pessoas mais velhas, principalmente homens já formados e tudo mais, foi sempre mostrar que mesmo nova eu tinha propriedade sobre o que estava falando. Sempre ter humildade para admitir a inexperiência em determinada área ou pedir uma explicação, conselho ou dica é sempre uma boa pedida. Eu acho que quando você toma essa postura de compartilhar as informações e as ideias você automaticamente desarma a outra pessoa, permitindo que vocês estabeleçam este tipo de diálogo mais aberto. 

Outra coisa bacana é sempre ter a sua forma de levar a faculdade. Durante os três primeiros meses eu tentei me adequar ao padrão jurídico, carregando para lá e para cá livros com quinhentas folhas, tentando aderir uma linguagem mais rebuscada, e tudo mais, e honestamente, sabe o que isso me causou? Uma decepção enorme! A verdade, é que não importa a maneira como você vai, a maneira como você guarda suas apostilhas, nem quais são os seus métodos de estudos. O importante mesmo, é ser bom e ser apaixonado por aquilo que você realmente gosta de fazer. 

Dentro da faculdade de Direito eu aprendi a ter disciplina, respeito, pontualidade, dedicação para estudar, e compreendi que as vezes é muito melhor ouvir do que falar, pois se tratando do direito muitas poucas verdades são absolutas e todo o resto é muito subjetivo a opinião de cada um. Eu ainda tenho muito o que aprender, e com certeza ao longo desse trajeto também sei que vou compartilhar muito das minhas opiniões, bem como ter um novo ponto de vista sobre determinados assuntos. Mas estes são riscos que eu estou ansiosa para correr!  Com o começo do ano letivo se aproximando desejo a todos que assim como eu, estão em busca de uma formação completa e a tão esperada carteira do advogado, um maravilhoso ano letivo, e que muitas oportunidades surjam todos os dias. E que tenhamos a chance de nos encontrarmos nos tribunais daqui há alguns anos!

A força do direito deve superar o direito da força.
Rui Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário