sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Espaço Literário - Resenha

Oratória para Advogados e Estudantes de Direito – Reinaldo Polito




O livro é de linguagem bem acessível e agradável, contém ilustrações que complementam o texto e é dividido em duas partes. A primeira parte (que tem duração de cinco capítulos) refere-se à oratória do advogado, e a segunda parte (que tem oito capítulos) aborda diversas técnicas de apresentação, macetes para não se embaralhar durante discursos, como aprender a lidar com o medo de falar público, gesticulação e etc. Ao final de cada parte o livro contém alguns exercícios de fixação, que são bem interessantes, e servem para uma auto-avaliação do autor. 

Chamando atenção para a importância e a graça de ter uma boa oratória o livro se destaca entre demasiados livros desta mesma categoria, por passar a mensagem do livro como se fosse um manual, algo para se consultar, ou ler e reler diversas vezes. 

O primeiro capítulo é referente a como conquistar credibilidade em seu discurso, mostrando a importância de ter precisão nos fatos e argumentos estatísticos que servem fundamentalmente para enriquecer o debate de qualquer estudante/advogado. É necessário ser rígido, no entanto ter naturalidade ao tentar explanar uma idéia ou convencer alguém de qualquer determinado assunto. 

O livro se preocupa com todos os aspectos da comunicação, tendo inclusive uma parte redirecionada a voz, controle da respiração, sotaques e pronúncias, a importância de um vocabulário amplo e a expressão corporal. Para fechar essa parte, existe ainda uma parte com atitudes de não fazer, bem como: regras de etiqueta, gesticulação, atitudes desaconselháveis e etc. Fechando a primeira parte tratando da aparência e a sua importância, agregada a outros fatores. 

A segunda parte do livro começa com algumas dicas sobre planejamento e organização de ideias, seja em apresentações, seminários ou até mesmo em eventos informais. É necessário ter um roteiro, para não perder o foco do assunto. Ensinando técnicas para conquistar a platéia e ter presença notória seja no tribunal, sala de aula, ou palestra. Na sequência temos também algumas técnicas quanto à arte do improviso e maneiras de levar consigo frases e tópicos que podem funcionar como conectivos para que seja possível engrenar uma idéia na outra sem perder a linha de raciocínio. 

Com o término do livro, honestamente senti que tinha enriquecido em escala considerável não apenas o meu vocabulário, mas todo o mundo repertório de comunicação, a leitura é imprescindível para todos os advogados e futuros advogados; na verdade, arrisco-me a dizer que leitura é de grande teor instrutivo para qualquer ser humano político, que vê no decorrer cotidiano a necessidade de se expressar bem, firmando seu próprio cartão de visitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário