quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Desneurando: Boa ação seguida de organização.




Com a chegada do ano novo, renovam-se os ânimos e explodem chuvas de promessas para cumprir durante o novo tempo. Emagrecer, poupar dinheiro, estudar mais, aquela promessa de aquisição que você namora a meses; Eu, particularmente coloquei no topo da minha lista de promessas ser uma pessoa mais organizada no decorrer deste 2013. O primeiro passo para tornar real a minha promessa de organização foi me livrar de tudo que já não tinha utilidade, não servia, ou coisas das quais simplesmente eu gostaria de me desfazer. Acho que conforme o tempo passa, a personalidade muda, assim como as nossas prioridades e vontades. Sendo assim, me livrei de grande parte das roupas, acessórios de decoração e objetos em geral que já não se encaixavam nessa minha nova fase. 
Para começar essa revolução dei uma volta pela cidade procurando entidades que aceitavam doação de brinquedos, roupas, e etc, para que as minhas coisinhas antigas pudessem animar ou ajudar outras dezenas de pessoas. Por fim, encontrei uma creche comunitária em que uma senhora bem simpática me informou que eles aceitavam todos os tipos de doação, pois eles revendiam tudo para conseguir manter a creche funcionando;  Não preciso nem falar, que não pensei duas vezes antes de decidir que seria ali que eu despejaria meu acervo de lembranças antigas. 
No sábado de manhã, acordei com sede de mudança, tomei um café da manhã bem reforçado e logo comecei a pegar no batente. Não houve um canto, uma caixinha, uma repartição do meu quarto em que eu não mexi, ou separei algo para a doação. Foram toneladas de papel, roupa, bijuterias, ursinhos de pelúcia, sapatos, maquiagem, e mais um zilhão de coisas. Por fim, quando terminei, me sentei na porta do quarto e percebi que aquela atitude mesmo que pequena, foi a melhor terapia para mim em séculos. Foi como literalmente abrir a porta para as novidades da vida entrarem. 
Quando tudo estava terminado, percebi que a partir daquele momento em que tudo estava organizado da maneira que eu decidi, eu poderia ser e ter o que eu decidisse, como se uma etapa da minha vida se acabasse ali, dando espaço para a próxima, com novas roupas em novos momentos, mais lembranças, mais presentes, mais histórias para contar... histórias que ficaram guardadas no meu baú da memória, renovam-se  de ano em ano, até o fim.
Após toda essa faxina física e moral fui ao shopping comprar alguns apetrechos que eu usaria agora nesta nova fase, e uaaau... a tempos não me lembrava de como era bom planejar e executar essas mudanças, que mesmo pequenas e simplórias dão um gás a rotina. 

Tendo em vista todas essas mudanças, consultei a internet para procurar algumas dicas de como manter essa minha nova organização "organizada" e olhem só que bacana o que eu encontrei...

- Leve esse pensamento adiante. Toda vez que vir algum objeto fora do lugar porque ele simplesmente não tem lugar em casa, pergunte-se se ele não poderia ser exposto e utilizado na decoração. Muitos decoradores fazem isso com malas antigas, cadeiras, chaleiras, vasos, bonecos etc.


- Nunca mais deixe de pagar uma conta porque não sabe onde a colocou! Tenha em casa uma única pastinha onde você guardará todas as contas a serem pagas. Você pode deixá-la na entrada de casa ou no carro, ou na bolsa. Quando pagar, arquive corretamente. Deixando suas contas a pagar em um único lugar, você economiza tempo e não perde prazos.


- Quer ter uma casa organizada? Destralhe-a antes. Doe, recicle, dê de presente, venda, jogue fora tudo o que você não usa ou não ama. Tenha em casa somente aquilo que tem valor para você, e verá como ficará mais fácil colocar tudo no lugar.



Espero que tenham gostado do post. E vocês quais são as suas promessas para 2013? Como vocês fazem para manter a casa/ quarto organizados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário