segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Espaço Literário

Morte de Eric Hobsbawm;




Hoje o mundo sofre uma enorme perda, Eric Hobsbawm faleceu aos 95 anos de idade. Autor de inúmeras obras que até hoje norteiam os estudos da sociologia principalmente entre as doutrinas marxistas, Hobsbawn se vai, deixando um gigantesco tesouro literário para o deleite de toda uma geração futura. Considerado um dos maiores historiadores do século XX, ele se dedicou sua vida à política, por desde muito cedo sentir o impacto da crise econômica e colapso social, efeitos colaterais da Primeira Guerra Mundial.
Durante a Segunda Guerra Mundial teve um papel fundamental participando novamente de um período histórico do século XX, quando integrou O Exercito Britânico Contra os Nazistas.
Tornou-se membro dos historiadores Marxistas britânicos, um grupo que buscava entender a história da organização das classes populares em termos de suas lutas e ideologias, através da chamada História Social.
Em 1994, Hobsbawn lança o livro que te daria prestigio e reconhecimento mundial. "A Era dos Extremos" vinha para ilustrar todo o pós cenário do século XX, tornando-se a obra mais lida e indicada sobre a história da humanidade.
Hobsbawn era portador de algo que todos deveriam ter, a solidariedade, preocupação e zelo para com as questões sociais. Era um incansável idealizador, filósofo moderno que procurava através de seus escritos sempre encontrar uma maneira de expandir o lado positivo de cada situação, fosse ela guerra ou revolução. Em meio aos tempos em que ideias revolucionarias se propagam ao vento, permanece a promessa de seus seguidores de que neste dia ele se vai, assim como muitos outros, no entanto a luta continuará!

Nenhum comentário:

Postar um comentário